quinta-feira, outubro 02, 2008

DISCURSO DE LANÇAMENTO DO GRUPO GAUCHE DE LITERATURA FEITO NO DIA 04/10/06 NO MINI-AUDITÓRIO DA UNIOESTE CAMPUS FOZ DO IGUAÇU


O dia 4 de Outubro poderia ser um dia qualquer como tantos outros. Mas ele foi escolhido para ser o Dia Internacional do Poeta. E o que seria da cultura dos inúmeros povos e nações sem a Literatura? E o que seria da Literatura sem a poesia e os poemas? E o que seria da poesia e dos poemas sem as situações e as pessoas que inspiram o nascer de uma nova poesia?
O que seria de um Mário Quintana, de um Carlos Drummond de Andrade, um Pablo Neruda, um Edgar Alan Poe, uma Cecília Meireles sem a poesia? E o que seria da poesia sem eles…
A poesia é mais que a união de palavras rimadas. É o batimento ritmado de um coração apaixonado. É mais que estrofes e versos, é a mensagem que parte do nada e busca ser escutada pelo universo. É a exterioriazação dos dramas internos, é o grito lido pelos olhos.
O poeta é o porta-voz de sentimentos banalizados e por mais que sejam ironizados, sempre existirão… enquanto existir a palavra, o verbo, o ser humano.
A todos os poetas e poetisas e elementos inspiradores dos mesmo um feliz Dia Internacional do Poeta!
Gostaríamos de agradecer a todos os presentes, sejam eles acadêmicos ou docentes. Em especial aos professores que liberaram seus alunos para esse momento cultural.

Este dia é um dia muito especial. Não apenas por ser o Dia Internacional do Poeta, mas porque a partir de hoje, vamos fundar um grupo acadêmico de Literatura denominado "Grupo Gauche de Literatura".

Esse grupo nasceu de uma necessidade sentida na Unioeste, enquanto uma instituição educacional de ensino e do curso de Letras, em relação a produção literárias de seus acadêmicos.
Mais do que acadêmicos que querem tão-somente uma profissão, o curso de Letras possui acadêmicos que tem uma atividade de criação literária regular, todavia, a falta de exposição dessa mesma criação, pode desmotivar os mesmos.
O que fazer? Deixar o comodismo letárgico e o egoísmo intelectual – e difundir o que escrevemos, pensamos, expressamos.
O "Grupo Gauche de Literatura", vem de encontro a essa necessidade, unir pessoas que lêem e escrevem e divulgar, ainda que de forma tímida no princípio, aquilo o que fazem literariamente.
No dia 09 de Agosto, foi feita uma comunicação por mim e pela Carmen na Semana Acadêmica de Letras, entitulada "Imagens Poéticas" e que teve uma repercussão positiva. Pessoas vieram com interessantes idéias e a partir dessas idéias surgiu o grupo.
Contamos com muitos amigos e que foram importante nesse momento de "fertilização de ideias", que ajudaram-nos e embora não membros oficiais do grupo, continuam ajudando de forma indireta.
O grupo conta atualmente com sete membros. São eles, Celso Garcia Paula Júnior, Márcio Augusto Fraga de Souza, Thaíza Barbosa Macedo (ambos do 4º ano); Carmen Barudi e Lhaisa Andria (ambas do 3ºano), Welder Ayala (1ºano) e Tatiani Lopatiuk do Amarante (acadêmica do 4º ano de Ciências Contábeis).
Tal grupo, não tem a finalidade de massagear o ego de pseudo-intelectuais e fazer uma vaga promoção de seus membros. O que mais interessa-nos é a arte, a Literatura, a poesia. O que nos interessa é ver os acadêmicos estimulados a ler e escrever.
Para muitos pode ser um tiro no escuro, mas ao menos o escuro não contará com o silêncio passivo e covarde dos membros de tal grupo. 

Com tal discurso, feito na ocasião pelo Celso, nascia o Grupo Gauche de Literatura. O evento continuou com uma apresentação de poemas e textos dos membros do grupo.

Mais textos em português clique na bandeira

Nenhum comentário:

Visitaram o Blog do Gauche...