domingo, novembro 02, 2008

Universo Fanfiction

Por Lhaisa Andria

Escrever nem sempre foi uma tarefa vista com bons olhos, principalmente para os jovens em idade escolar, que por muitas vezes têm a tarefa apenas como obrigação. Porém, as fanfictions trouxeram uma nova forma de produzir textos e vêm atraindo cada vez mais escritores pelo mundo.

     O termo fanfiction vem da junção de duas palavras inglesas: fan e fiction. Ele denomina as publicações de textos escritos de fãs para fãs, sobre histórias produzidas pela indústria de entretenimento e divulgadas pelos meios de comunicação em massa. As fanfictions são baseadas em histórias originais e, na sua grande maioria, publicadas informalmente pela internet. O termo normalmente usado para elas, no seu universo de publicação, é fanfics. Ainda existe, aqui no Brasil, uma criação local e preferida pelos fãs-escritores: fics.

     Em um primeiro olhar sobre as fanfics, muitos as classificam como um plágio de obras. Entretanto, se nos propusermos a conhecer melhor essa atividade, logo percebemos que as intenções são totalmente contrárias a essa impressão. A grande característica das fics, enfatizada por quem escreve, é que ela não têm nenhum fim lucrativo, e muitas vezes são apoiadas com muita satisfação pelos próprios detentores dos direitos autorais.

     Alguns fãs-escritores escrevem pelo simples fato de quererem entreter. Outros usam o universo de criação e publicação das fics como um instrumento de aperfeiçoamento, já que este imita, de forma virtual, como seria realmente ser um grande escritor. Em meio a esse universo podemos encontrar as mais variadas funções. Desde o básico até o mais complexo, como revisores, publicadores, ilustradores e críticos.

     A escrita de fanfics ainda é uma prática rejeitada ou amplamente desconhecida pelas escolas, principalmente por se tratar de uma atividade desenvolvida por seus alunos aparte dos assuntos escolares, sobre seus interesses e como uma forma de lazer. Contudo, a fanfic consegue, sem oferecer nada em troca, fazer com que os jovens ajam realmente como escritores, capazes de produzir não apenas textos de trinta linhas, mas complexas tramas de trinta capítulos, e se orgulhem disso.

     Escrever e publicar um livro, qualquer que seja o seu tema, não é uma tarefa fácil ou simples. Exige muito não só da nossa imaginação, como também da nossa capacidade de produzir e montar um texto que interesse e agrade nossos leitores. Mas, através das fanfictions, a escrita de textos ficcionais ganhou um impulso surpreendente e criou um hábito de aperfeiçoamento constante sem precedentes.

     Ensinar e aprender a escrever, usando para isso meio que prenda o interesse dos alunos, pode ser possível e eficaz com a prática das fanfics. A partir do momento em que a ‘obrigação’ ganha um sentido, cria interação, proporciona descobertas e traz resultados, estamos um passo a frente de não somente criar futuros autores, mas leitores conscientes da importância dos livros na sociedade e em nossas vidas.
(Este texto foi publicado na coluna da Lhaisa, na primeira edição do "Quixote", Fanzine  do Grupo Gauche de Literatura.)
Mais textos em português clique na bandeira

20 comentários:

Natalie disse...

" Escrever e publicar um livro, qualquer que seja o seu tema, não é uma tarefa fácil ou simples" é, sei disso. sempre quis escrever um livro, mas não sei se conseguiria publicá-lo. por insegurança ou falta de criatividade, talvez, nunca escrevi um livro pra valer, mas tenho planos.
fics são legais, já li algumas de harry potter. o pessoal além de escrever MUITO BEM, entendem MESMO tudo sobre a trama. são fãs, realmente. concordo plenamente que as fics ajudam muito no desenvolvimento da escrita.
Salvador-Bahia

Luna disse...

Não acho que as fanfics sejam plágio, porque geralmente elas só usam os mesmos personagens da história original e algumas situações. O resto, fica por conta da imaginação de quem escreve.

Adoro fanfics de Harry Potter!

Danilo Cruz disse...

Você precisa rever seus conceitos sobre fanfics. Faço minhas as palavras da Luna :)

Anônimo disse...

"Em um primeiro olhar sobre as fanfics, muitos as classificam como um plágio de obras. Entretanto, se nos propusermos a conhecer melhor essa atividade, logo percebemos que as intenções são totalmente contrárias a essa impressão."

e eu acho q vcs deveriam ler o post com mais atenção, antes de deixar comentários assim...

Lalo Oliveira disse...

Tudo aquilo que gera o hábito de leitura é de fato plausível, nossa sociedade está tão carente disso...
A propósito, verei mais sobre o grupo de vocês, parece-me interessante. Sinto não poder ler a parte em francês, no mais... rsrs

www.poeses.blogspot.com , se gosta de poesias. =]

Sua formula se baseia em: disse...

a parte em frances..ixe!

belo tema abordado, fiquei ate curiosa em ver e conhecer mais sobre esse grupo!

parabéns pelo blog,nota 10

Fabiano Fusaro disse...

legal...

não conhecia o termo nem essa forma de "literatura". Apóio qualquer tipo de forma de expressão usada de forma honesta e sincera, como parece ser o caso das "fics". O fato de não ser comercial justifica qualquer tipo de expressão.

http://rockmundo.blogspot.com/
Ubá-MG

Marina disse...

depois de ter lido esse texto fiquei até cuirosa pra conheçer o grupo...



http://melrym.blogspot.com

Anônimo disse...

Conheço vários "fanfics", e adoro! É muito divertido, um excelente exercício à criatividade. Boto muita fé!

Anônimo disse...

A Lhaisa escreve muito bem, e qdo se trata de fanfics então, ela arrasa! Gostei muito da explicaçao sobre essa literatura.
Grade abraço ao grupo, Carmencita, beijo especial!!

Anônimo disse...

qlqr tipo de literatura eh um exercicio e tanto pra mente!
as escolas deveriam adotar mais esse tipo de exercicio!
desenvolveria mais o vocabulario e a mente dos alunos!

Pedro Ciarlini disse...

Nossa, certeza!
Fanfics são ótimas para exercitar. Quanto a quem diz que é "plágio", não poderia estar mais errado. As fanfics são feitas por fãs motivados por seu amor à série, filme, livro etc. Ela não visa o lucro, mas apenas a homenagem àquele universo que atreiu o fã.

http://ofatorx.blogspot.com/

Levi Ventura disse...

Apesar de ser jovem, gosto muito de ler e escrever.
Já tinha ouvido falar vagamente desses fansfics mas seu texto me deixou curioso, vou procurar algum na net.
Valew ai.

Anônimo disse...

Lhaisa comanda.

Anônimo disse...

Existe muita arrogância na academia. Gêneros ou repaginações vindas de baixo costumam serem vistas como preconceito por parte dos intelectuais.

Sou plenamente favorável ao uso de gêneros literários mais próximos da realidade do aluno para que ele inicie uma cultura de escrita e leitura. Aliás, isso tem tudo a ver com a pedagogia do oprimido de Paulo Freire.

Unknown disse...

É isso aí, mas do que criar escritores, é formar leitores de fato. Pessoas com capacidade de ler e interpretar um texto. Acha que falta muito disso hoje em dia.

Gostei muito do texto. Parabéns!


http://escondidin.blogspot.com/

LETÍCIA CASTRO disse...

Ah que ótimo! Já tô subindo o link de vcs tb, muito obrigada!
Beijos!

Anônimo disse...

Eu nunca tinha ouvido falar de fanfics, até assistir a banca de monografia da Lhaisa. É algo muito interessante e a Lhaisa está de parabéns pela divulgação das mesmas!

LAP Project disse...

Agradeço a todos que deixaram o seu comentário aqui xD

Se hoje eu escrevo e sou quem sou, foi devido às fanfics e tudo o que aprendi com elas.
De fato há um preconceito muito grande, ainda, com as fanfics, mas sempre por parte de quem não conhece a prática e a classifica como plágio.
Porém, na questão ´plágio', existe uma complicação para fanfics no Brasil. Pq, por exemplo, não se encontra fics sobre as obras de Machado de Assis? Isso é já um assunto mais complicada para se explicar em um comentário, mas logo o nosso jornal publicará algo sobre isso (neh, Carmen? xD).

E, aproveitando que poraqui passam pessoas que gostam de ler fics, deixo os meus links de fics:
http://www.alianca3vassouras.com/21/2139.html
http://www.alianca3vassouras.com/autores/567.html

***
Lhaisa Andria,
L da LAP \o/

Faguinho disse...

Parabéns Lhaisa. Muitos argumentam que a grande parte da internet "só tem porcaria", sendo que o espaço virtual é formado por pessoas, esta afirmação é um pouco verdade visto que a sociedade está apodrencendo em alienação junto à suas mídias de massa. Fanfics é um fenômeno interessante de como a internet pode ser construtiva e libertadora, e merece atenção por parte dos professores que poderiam educar melhor se soubessem como usar da vida cotidiana do aluno, como parte da atividade escolar.

Visitaram o Blog do Gauche...