domingo, dezembro 21, 2008

Taslima Nasreen


Por Mathieu Mercier
Traduzido por Lic. Adriana Faria de Escalada

Esta escritora/poeta de Bangladesh tornou-se famosa na França por sua luta pelos direitos das mulheres em seu país.

Depois de ter ouvido uma de suas entrevistas a uma rádio francesa chamada France Inter (alguns anos atrás), eu fiquei impressionado com essa mulher, com suas palavras fortes, sua lucidez... Portanto, passei a querer muito ler seus escritos.

Cronologicamente, li:

- “Mulheres”, sua coleção de poemas (amor e luta femininas);

- “Lajja” (vergonha, esta novela foi proibida em Bangladesh por seu conteúdo);

- Vários contos;

- “Infância” – primeira parte de sua autobiografia (meu livro favorito!);

- “Vento selvagem”, segunda parte de sua autobiografia;

- “Rumeurs de haine”, terceira parte de sua autobiografia (Excelente! Contém fortes emoções! Taslima Nasreen conhece muito sobre como transcrever emoções e fatos);

- “Amante francês”, uma novela (fui obrigado a ler em inglês porque não havia uma versão em francês);

- “Da minha prisão” (seu último livro).

Além de sua coragem, o que mais eu poderia pensar e dizer sobre seu talento?

Taslima Nasreen/Nasrin é freqüentemente criticada por jornalistas Bengalis que não a consideram uma boa escritora. Alguns (fofoqueiros?) dizem que ela é tão corajosa quanto Salman Rushdie (eu não li nenhum de seus livros ainda), mas sem seu talento.

Depois de ler seus livros, não entendo como as pessoas podem catalogá-la como uma escritora ruim. A única razão, para mim, é que ela não vende muitos livros. Esta é uma boa razão?

Para mim, Taslima Nasreen é uma mulher corajosa e uma grande escritora também. Seu único problema é que ela precisa enfrentar o sistema machista e chauvinista mundial.

Taslima Nasreen é, para mim, uma mulher a frente de seu tempo.

Não desista de escrever, Taslima! Continue! Algum dia, você será reconhecida como uma grande escritora!

Mais textos em português clique na bandeira

22 comentários:

Anônimo disse...

Devem ser bons... Aliás tudo o que vi recomendado direta e indiretamente aqui deve ser...

Anônimo disse...

Bem interessante
contnue atualizandi sempre

t+


http://paginadacomedia.blogspot.com

Noticias reais e curiosas, todas verdadeiras e com fonte.

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=12746242

-----------------------------------------
parceria?
topico "nossos parceiros"
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=12746242
COMUNIDADE "BLOG PAGINA DA COMEDIA"

TIAGÃO disse...

não conhecia ela, mas pela seu texto me interessei, quando possivel quero ler mais sobre o que ela escrvre!

Anônimo disse...

muito bom, adorei e adoro o seu blog tb, bjao e sucessos

Flavi disse...

Olá, eu também não a conhecia!

Muito bom seu blog!

Feliz Natal

Flaviana - SP

A'ZaF disse...

Voltando aqui no blog, esse tá em português então n tive que usar o tradutor pasaosaksk

Muito interessante esse post, uma forma de trazer conhecimento e cultura pra nós, brasileiros, que ainda não conhecemos muito desse mundão afora.

Emanoel Ferreira disse...

Parabéns pelo blog e pelo grupo! Eu tenho um blog literário e muito me honrraria se CADA UM de vocês entrassem COMO SEGUIDORES lá, é o "IMAGINOSOS VOCÁBULOS":
www.imaginososvocabulos.blogspot.com

CONTO COM CADA UM DE VOCÊS! SÃO MUITO BONS MESMO!
DESDE JÁ AGRADEÇO,

EMANOEL FERREIRA.

Flá Romani... disse...

Não conhecia ela, interessante e muito legal

parabéns pelo post e pelo blog.

Anônimo disse...

Muito bom a iniciativa dela, isso me faz pensar no nosso papel de ajudar o próximo, pois quem faz isso sem pedir algo em troca é com certeza um a ser abençoado por Deus.

Michel Domenech disse...

Bem interessante o texto, porém não ocnheço a autora que citasse.
É um absurdo caracterizar o que é "bom" de cordo com seu número de vendas, seria mais lógico (menos ilógico, melhor dizendo), então, fazer o oposto.

Cássio disse...

Deve ser muito bom mesmo!
valeu pela indicação,
abraços

Miriã Soares disse...

Infelizmente nunca tive a oportunidade de ler os escritos dessa autora, mas vou procurar faze-lo... depois dessa defesa forte! abçs

Governador Valadares, Minas gerais, Brasil

Anônimo disse...

Não conheço a escrita, vou procurar mais informações sobre ela.
Mas, às vezes, a opinião pessoal tem que prevalecer sobre a mídia.
Os textos dela parecem ser interessantes e ter bom conteúdo social.

Thais disse...

Nunca tinho ouvido falar dessa mulher
mas parece sesr bem interessante sua obras e tudo mais..
abraços

MissCrazyLove disse...

pooxa nunca li ela,vou procurar saber mais
fikdik!
muuuito bom o blog!

danii disse...

otimo conhecer coisas novas , como essa escritora que deve ser realmente muito interessante ! parabens pelo blog que é muitooooooo bom....

Anônimo disse...

Não a conheço, mas como leitora voraz que sou, já anotei aqui e pretendo dar uma passada numa livraria e ler pelo menos um trecho de um livro dela.

A crítica é uma coisa engraçada, não é? A qualidade de um escritor pode ser reduzida por muitos motivos, por vender pouco, como parece ser o caso, ou por vender muito. Parece até que é pecado escrever um best-seller...

Anônimo disse...

A propósito, sou a "Gizelli", esqueci de comentar por open ID

Cláudio Arnoldi disse...

Uns com Taslima Nasreen e outros com Marilena Chauí. Enfím: a cada um segundo suas obras...

Quandopuder,visite:www.claudioarnoldi.blogspot.com

Att.CA

Philipe disse...

Cara otim o texto e o tema do seu blog eh fantasticoooo
partabens

Anônimo disse...

Bom como a maioria falou eu tambem não a conhecia.Irei me informar mais!!!
Feliz Ano Novo!!!Abraço.

Anônimo disse...

É muito difícil encontrar recomendações interessantes como esta. Sempre estamos no velho eixo EUA-Europa quando falamos de literatura. Até a literatura brasileira, muitas vezes, fica em segundo plano.

Visitaram o Blog do Gauche...