Houve um tempo em que a sociedade acreditava que leitura se restringia ao ato de ver o que estava escrito ou de lhe atribuir uma versão oral. Hoje, porém, quem trabalha ou está envolvido, de alguma forma, na área da educação sabe que o ato de ler é mais que isso, é a atribuição de sentido a uma mensagem escrita.
Existe um consenso entre diversos estudiosos e pesquisadores sobre como é difícil formar leitores no Brasil. Estas dificuldades provem de questões que merecem extrema atenção, pois se não solucionadas, tendem a continuar trazendo complicações não só para a educação, mas para todos os outros segmentos da sociedade.
Como mostra Luzia de Maria (2002, p. 19) o analfabetismo, mesmo que funcional, custa caro para a nação em seu conjunto, somente no Canadá, o custo aproximado do analfabetismo chega a US$4 bilhões. Na França, os políticos sabendo que esse problema “ameaça o progresso e termina por arruinar seu desenvolvimento”, realizou-se uma campanha para a erradicação do mesmo.
Podemos citar como um dos problemas que aflige o Brasil o fato dos livros didáticos ou professores terem a “resposta-chave” para as questões de interpretação. Dentro dos materiais didáticos são inseridos textos fragmentados de livros que são usados basicamente para explorar outras atividades gramaticais, não menos importantes, mas que fazem com que se perca a principal finalidade, que é a leitura.
Sem falar das perguntas de interpretação que são feitas de forma mecânica, nas quais o aluno se sente preso e incapaz de produzir sua própria leitura, acreditando que exista somente um tipo de leitura correta para aquele texto, ou seja, o aluno acredita numa única resposta para os questionamentos.
O que não pode e não deve ser feito no âmbito escolar é a repressão dos alunos, por parte dos professores, quando eles sentirem vontade e necessidade de expressar suas opiniões perante o texto, só para que haja disciplina na sala de aula. Muitas vezes o aluno não faz sua leitura, porque o próprio professor não dá a ele a oportunidade de mostrar sua visão ou interpretação do que está sendo discutido. É preciso que eles sintam uma liberdade para expressar suas idéias, se comunicarem, dialogarem abertamente com seus colegas/professores, para que aprendam a desenvolver uma leitura crítica.
E, reforçando essa idéia, Bakhtin (apud: Luzia de Maria, 2002, p. 33) diz que: “Não é a atividade mental que organiza a expressão, mas é a expressão que organiza a atividade mental, que a modela e determina sua orientação”.
É necessário que o aluno tenha a possibilidade de se comunicar nas aulas, não só para aprender a interpretar e organizar suas idéias, mas também para aprender a ouvir e respeitar a opinião de seus colegas, tornando-se, assim, além de leitor, um bom ouvinte.
Segundo Luzia de Maria (2002), o diálogo no espaço escolar é de extrema importância e essencial para o estímulo à verbalização, pois assim lança um desafio ao pensamento das crianças e não as impede de aprender.
Outro sério problema a ser encarado é o da leitura proposta pelas escolas. É muito comum e, de certa forma, já faz parte de uma tradição na maioria das escolas brasileiras, as listas de livros que trazem uma leitura obrigatória.
O que a escola e muitos professores não percebem é que, no período em que os leitores estão em formação, o livro a ser lido ou o número de livros a serem lidos não é de extrema importância, o mais importante é criar programas de incentivo à leitura, independente dos materiais trabalhados, porque se acredita que o leitor se faz primeiramente através de leituras que são de seu interesse.
No momento em que se está trabalhando leitura é preciso uma sensibilidade por parte do educador, pois suas atitudes irão refletir no futuro de seus alunos, transformando-os em leitores ou não-leitores. É indispensável que o professor entenda que não é agora, nesse momento crucial, que os clássicos da literatura devem ser trabalhados, mas algo que faça o aluno sentir prazer em ler, que considere a leitura uma forma de entretenimento. Depois que ele já estiver familiarizado, será mais fácil trabalhar outros livros e outros temas mais complexos.
Para que alguém se torne leitor é necessário que encontre prazer na leitura, por isso que, muitas vezes, essas listas de leituras obrigatórias exigidas pelas escolas têm um resultado contrário ao esperado: produz leitores afastados dos livros.
Silva afirma: “o problema da leitura não se desvincula de outros problemas enraizados na estrutura social”, ou seja, as dificuldades, carências e problemas que um indivíduo possui estão presentes não só nas “falhas” da escola e dos professores, mas também podem ser causadas pelas condições em que o indivíduo vive.
Cabe a todos entenderem que uma criança que foi alfabetizada e apresentada às letras com pais leitores, com acesso a livros, podendo praticar a escrita e a leitura em computadores, brinquedos que imitam quadro-negro ou até mesmo em máquinas de datilografia, terá muito mais chances de se desenvolver uma boa leitora do que aquela que vive em condições precárias, com pais analfabetos e também com pouco contato com o mundo das letras.
Zilberman afirma que as oportunidades desiguais de alfabetização de que pessoas e grupos dispõem, originam-se na organização da sociedade, divida em classes menos e mais privilegiadas.
Como a divisão de classes não é um problema cuja solução esteja ao alcance dos professores, o que a escola deve fazer é respeitar as diferenças existentes entre essas classes, compreender que cada aluno terá seu tempo de aprendizado e proporcionar a eles um ambiente de alfabetização, os quais não tiveram a oportunidade de possuir em casa.
À escola fica essa grande responsabilidade, a de educar de forma justa e igualitária. E para isso, é importante que elas tenham profissionais bem preparados, para que não haja nenhum tipo de discriminação e preconceito. Para que eles entendam que ter paciência é primordial, pois esses alunos não têm culpa da posição social que lhes foi imposta.
Este artigo (aqui apresentado na íntegra) vem sendo publicado pela Carol, dividido em 3 partes nas edições do "Quixote", Fanzine do Grupo Gauche de Literatura.
47 comentários:
Bem, essa questão de ler no brasil é tratada como algo que apenas intelectual deve fazer. O presidente Lula até disse: "Ler é chato".
-
Creio que desmistificar esses conceitos e tratar a leitura como atividade essencial na escola desde os primeiros anos é essencial, além de corte de impostos sobre vendas de livros a exemplo do ICMS.
-
Algumas sugestões ao blog:
Padronize o tamanho das fotos, tente tornar o blog leve e diminua o tamanho dos textos, pois os leitores preguiçosos como eu ficam muito anciosos para acabar um texto. A maioria é assim, infelizmente, inclusive eu =D
-
Montes Claros/MG
-
www.preclusao.blogspot.com
A escola é em grande parte culpada pela falta de interesse na leitura e no aperfeiçoamento do conhecimento....em muitos casos a escola é uma obrigação para a criança.
Olá Grupo Gauche!!
É com satisfação que venho dizer que o blog 'Grupo Gauche de Literatura' já está referenciado nos posts do INDICOESSE.
Espero que tenha gostado!
E com sucesso, 2 comentários foram feitos sem a divulgação deste ainda. Fiquei contente. Mas ainda quero divulgar para 5 pessoas no mínimo à tarde.
Abraço
Agradecemos as sugestões para melhorar o blog, aos poucos faremos o possível para ir incorporando as sugestões. Eu uso o google chrome, como navegador onde a fonte sempre escolho a pequena (como sugerida), já as fotos do post são padronizadas, a do menu são recortes de outras fotos, por isso é de dificil padronização, mesmo o blogger afirmando que deixa padrão... enfim, estamos em um processo de aprendizagem e agradecemos a compreensão :D
Um abraço a todos
ótima análise. Vejo também o papel ensinar e incentivar o aluno a dar sentido a um texto não cabe apenas ao professor. É um benefício a sociedade ter bons leitores, sujeitos críticos e aptos fazer uma leitura de mundo coerente com a realidade. Infelizmente, não temos essa preocupação extra-classe, seja no seio familiar, nos vizinhos, nos meios de comunicação. Embora seja o mais importante, o professor não pode – e não consegue - carregar esse fardo sozinho.
A gente sabe que o professor novo, recém-contratado e com vontade de mudar paradigmas é pichado por colegas mais antigos de profissão.Conheço docentes que colocam a sala dos professores como “a antessala do inferno”. E de fato, boa parte das incoerências cometidas dentro da sala são planejadas, muitas vezes em conjunto, nesse ambiente hostil. Esse também é fator a ser pesado. O professor não deixa de ser humano, tem defeitos, falhas de caráter, sente inveja, tem medo de perder o emprego. São relações de trabalho como qualquer outra e que a academia ainda não conseguiu observar. Talvez se houvesse uma abordagem mais clara nas universidades sobre esse aspecto de “R.H.”, algumas arestas poderiam ser aparadas.
Sempre gosto de entrar por aqui. Sempre ótimas reflexões.
Eu concordo com você, quando diz que para alguém se tornar leitor é necessário que encontre prazer na leitura. Eu trabalho em uma escola pública, na biblioteca e vejo muitos alunos reclamando que seus professores os obrigam a ler livros “chatos”, enquanto eles querem ler outros livros. Não digo que o professor não deva pedir aos seus alunos que leiam os clássicos, mas acho que devem incentivá-los a outros tipos de livros ou leitura, ou seja, dar um pouco mais de liberdade aos alunos.
Eu e minhas colegas de trabalho estamos utilizando recursos próprios da biblioteca, ou seja, dinheiro de multas, para comprar livros novos (sugeridos muitas vezes pelos próprios alunos). É pouco, mas foi a melhor forma que encontramos de comprar livros com títulos sugeridos por quem mais utiliza a biblioteca, os alunos.
Parabéns pelo texto!
Muito bom
palavras sábias apresentadas no texto
como disse o texto a escola tem uma grande responsabilidade na formacao do leitor concordo plenamente em que leitura obrigatoria afasta o aluno dos livros e que ela tem que ser introduzida por prazer e interesse ao texto
lembrando tambem que e importante nao so ler o que gostam mais a introducao e o passo mais importante
valeu
Mudando as palavras de Fernando Pessoa “‘Ler’ é preciso”
Talvez eu viva toda a minha vida sem ler um livro. Talvez eu viva toda a minha vida com um livro debaixo do braço e não aprenda nada. Talvez eu viva a minha vida, mas na velhice, eu leia um livro e me arrependa de não tê-lo lido antes, quando meus olhos ainda não cansavam facilmente, ou de não ter conhecido outras grandes estórias, contos fabulosos, fantásticos que apresentavam as diversas formas de pensar e as atitudes de uma sociedade. Talvez eu nunca fosse social!
Educadores do amanhã; vamos por a mão na massa e fazer a diferença!
Parabéns Karol, seu texto é de+!!!
olha, trabalho em jornal e concordo com tudo o que vc falou.
acredito que a maioria dos problemas seriam resolvido com investimentos reais na educação
Dta
Concordo com tudo dito
As escolas precisam se preocupar em incentivar a leitura não em passar livros clássicos muitas vezes cansativos por se tratarem de outra realidade.
Acredito que certas leituras exigem uma certa maturidade, então, talvez esse livros sejam imposto no momento errado.
Concordo quando você diz que os alunos precisam da visão do professor para serem incentivados.
Necessitam de um canal aberto onde, possam colocar e discutir suas interpretações. A história e aleitura são tão belas a forma como os institutos educacionais passam para seus alunos é extremamente errada e frustante!
legal
mto bem escrito
o blog ta de parabens
Eu acho que orkut, msn e BBB (sim, Big Brothr Brasil, sim..) são os principais responsáveis pelo desineteresse dos jovens pela leitura... O tempo que se perde (perdemos, quero dizer, hehehe) não é brincadeira não!
Bom, é essa a minha opinião.
Olá, peço que, se possível, divulgue o site do poeta Ulisses Tavares (www.ulissestavares.com.br) em seu blog.
Mandando um email para nós você concorre a um livro por semana do escritor!
Abraços!
há muitas coisas que impedem o crescimento intelectual no nosso país , eu por exemplo tenho 15 anos , tenho orkut e tal
mas escrevo em blog ,algo pelo menos para eu não perder o costume da escrita literária e ficar só nos papinhos de msn.
Acho que se apoiassem mais os jovens tudo estaria diferente.
Pena que nem são todos que pensam como eu :/
beijao
http://cronicasdesafira.blogspot.com/
otimo
apesar de ser muito complexo pra mim!
mas entendi o que quis passar
http://transgressivas.blogspot.com/
O meu colégio, faz diversas provas com base em leitura d livros, os chamados " livros do bimestre", eles estimulam, mas sempre tem aqueles alunos que não leêm
infelizmente ;/
Gente amei o blog de vcs, super necessario, todos deviam ter acesso a cultura
adorei...
Parabéns pelo blog!
incentivar a leitura e mostrar que não é somente tv e jogos que existe é muito bom!!
parabéns!
http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/
REALMENTE VC ANALISOU BM
E TIPO QUANDO O BLOG TM MAIS PESSOAS PARECE Q FIACA MAIS BOM SEI LA UM TOKE AMAIS CONTINUEM ASSIM VCS FAZEM UM BOM TRABALHO0
Eu sou ex-professora e tenho acompanhado alguns projetos da Escola onde lecionei aqui em Salvador. Projetos de literatura justamente para criar a magia da leitura. No final de 2008 assisti crianças da alfabetização criando até pequenas poesias
Um trabalho lindo e envolvente.
Infelizmente ainda estamos presos aos nosso antigos conceitos sobre educação, sobre o que é ser intelectual, muito menos, sobre o que é saber ler.
Essa limitação na escola pode ser uma das maiores causas disso, mas tem outros fatores que estão relacionados também , como a falta de incentivo fora da sala de aula, o que atrapalha e muito.
É lamentável o estado da nossa educação, é tentar fazer o melhor.
Ótimo Blog
Abraços
Cisco
http://minhascontas.wordpress.com
Muito interessante o blog de vcs..! a msg esta meio complexa pra mim, mais tambem entendi a msg..! ^^
continuem com essa iniciativa de juntar varias culturas pra mostrar a literatura! ;~)
beijo
http://kittfolk.blogspot.com/
Se todos os alunos brasileiros tivessem a certeza da importância da leitura, a educação não estaria onde está!
parabéns pelo blog =D
o TPM³ passou por aqui ;)
http://www.tpm-3.blogspot.com
A questã oda leitura no Brasil é muito complicada, se hj sou um leior é graças a minha professora de 8 serie que me incentivou bastante, acho q falta muito disso, o incentivo a leitura!
abraços e obrigado pelo comentário la no meu blog!
Mijei de Rir - Alegria e diversão!
to ligado!
concordo com vc.
acho que isso as vezes e culpa dos paos ou professores que nao incentiva a leitura nos alunos e filhos
É muito triste a falta de cultura mesmo nas escolas, me lembro que quando ia à escola nada aprendia e ficava sempre revoltado. Amo ler e não sei o que seria de mim sem poder apreciar esse dom da vida.
Grande abraço
http://ccdodia.blogspot.com/
Gostei do artigo.
Acredito que a família tem boa responsabilidade. Minha família lê, conversa sobre o que leu, cresci com essa referência. Como continuação, minhas professoras foram grandes incentivadoras na leitura, no pensar e analisar o que se lê.
Mas conheço famílias que acham livro artigo de luxo, que ler não dá "sustento", educadores que são meros leitores de jornal e resenhas...
Acho que isso pode mudar quando começamos a incentivar e mudar na nossa realidade local esses pré conceitos sobre leitura, os leitores e escritores, etc...
Abraço!
super legal seu texto e o blog
parabéns! vc é jornalista??
entendi sim o texto e até concordo, mas convido vc a passar um dia de aula na minha escola, os professores até tentam , mas estão mais preocupados em não apanhar do aluno, levar uma cadeirada, ser colocada pra fora da sala de aula entre outras coisas, a culpa é da escola? e os pais dessas crianças onde ficam?
http://messnatural.blogspot.com/
Gostei muito do blog de vcs...tb escrevo, então me identifiquei!
escrevo de Osasco, São Paulo.
beijoos nos olhos
Myka Doors
Muito bom o seu texto, muito bem observado! e parabéns para vocês!
Dá uma passada no meu blog também
Videos Legais? Videos Engraçados? Videos Curiosos? E Culturais?
--> www.cademeuvideo.blogspot.com não perca, não deixe de acompanha-lo
*Novos videos todos os dias!
*Visite-nos!
E *Acompanhe meu blog!
O texto em si é belíssimo e sútil.
É maravilhosa a coesão, bem melhor do que certos artigos de revistas nomeadas, onde se discuti o mesmo tema: a educação no Brasil.
Concordo plenamente com a situção que foi citada. As falhas desse sistema são enormes. Mas todos sabem apontar erros e entrar em polêmicas, mas poucos resolvem por a mão na massa pra tentar solucionar.
O engraçado é que as pessoas que lêem são completamente à favor do incentivo à leitura na Educação brasileira. Elas sim sabem o quão importante é essa necessidade.
Como aluna de Ciências Sociais, creio que a base de um planejamento pro incentivo da Educação, como foi comentado, é primordial pra um país que almeja tornar-se desenvolvido.
Todos pensam que o desenvolvimento de uma nação é visto exteriormente pelo PIB, indústrias, emprego. Mas há a questão do desenvolvimento intelectual da população em primeiríssimo lugar - função essa que a leitura tende ocupar.
opaa parabens pelo blog...
mto bom o texto....um blog em equipe eh bom por varias opnioes neh eheh
http://publicandobr.blogspot.com/
confiram os meus indicados ao oscar.....
a ideia do post eh mto boa tbm...vou conferiar as outras qnd forem postadas
Boa tarde!
Primeiro, quero dar os parabéns a todos da equipe, em especial, à autora da postagem.
Este espaço, além de ser super bonito e muito bem organizado, sempre traz aos leitores conteúde de qualidade, algo raro.
Um texto assim tão visceral sobre educação é uma jóia rara. Fiquei muito contente em ter a oportunidade de ler e me inteirar da sua opinião.
Acho que todo deveriam ter a oportunidade de confrir esta matéria. Nosso país é rico em recursos minerais, mas pobre de educação de qualidade, por isso 'não vai para a frente'.
Kiso
=*
http://garotapendurada.blogspot.com/
bem algumas pessoas tem dificuldade de ler
nossa muito bem elaborado o texto !
é só se o governo fazer como os paises asiaticos que estavam arrasados pela II guerra e hoje são super potencias-porque investiram em educação ;)
interessante, parabéns a caroline e todo o grupo!
Olha, dificil fazer um comentario seu blog viu... é preciso LER, mas do jeito que foi falado em seu post...
é preciso fazer mais que uma simples leitura..
parabens ... xD
________________
http://pendriveblog.wordpress.com/
Otimo texto mesmo
parabéns virei fã do blog :D
muito bem editado
parabéns
o blog no geral é muito bom
bjus
O problema da falta de leitura, se agrava no interior, moro em Pelotas/RS e é algo tipo assim, as pessoas chegam a me perguntar, "meu deus tu ta lendo um livro desta grossura?" detalhe eu lendo um livro pra passar tempo, A casa das Sete Mulheres, é realmente muito fraco o habito de ler no Brasil inteiro, mas no interior ainda é pior.
tenho outra visão... mas não estou disposto a falar sobre ela!
gostei do post... muito...
apesar, de preferi textos mais suburbanos...
a realidade uns não é a msm de outros...
Mt bom o post!! Com educacao muitos dos nossos problemas serao resolvidos!!
--------------------
http://jokers.mimhospeda.com/
con certeza a criança tem que ser incentivada sempre, apresentada a varios temas, assuntos variados, isso vai moldando os gostos dela, a personalidade, a inteligência.
bom texto, o hábito da leitura normalmente começa pela família. as famílias brasileiras estão pouco preparadas para assumir tal fardo, caberia então ás escolas, porém algumas nem biblioteca tem...
triste realidade.
Postar um comentário