segunda-feira, outubro 20, 2008

Confidência ao poeta de Itabira

Por Carmen Barudi

No meio do caminho,
Uma pedra...
Uma pedra...
No meio do caminho.
Na vista de suas retinas fatigadas, poeta?
Uma pedra.


E no meio do caminho do Brasil, hoje?
Minhas retinas juvenis, porém,
Enxergam com sua mesma experiência,
Sua mesma inteligência?
Que no meio do caminho do Brasil
Existe a violência, a fome, a seca e a esperança


No meio do caminho do Povo brasileiro
Havia a esperança
Havia a esperança
No meio do caminho.
E no meio do caminho do mundo?
Uma pedra?
Uma imensa pedra,
Pedrinha, pedregulho, pedrão...
Perdão?


Incompreensão, ódio
Ao invés de pão.
Solidão, guerra, ambição...
Trocam-se tiros,
Ao invés de apertos de mão.
Foi tudo isso
Que minhas retinas juvenis
Presenciaram
Uma simples pedra, poeta...
De tamanho significado.

(Carmen Barudi, conquistou o Prêmio Cataratas de Contos e Poesias, categoria poesia, sexto lugar geral e Prêmio Revelação de Foz do Iguaçu em 2001, com esta poesia.)

Mais textos em português clique na bandeira

20 comentários:

Anônimo disse...

Nem sei se ainda há esperança no caminho do brasileiro.Do jeito que as coisas andam né.

Boa semana e aguardo sua visita ;D
http://tiomah.blogspot.com/

Niil ♥ disse...

Muito bom o blog, e a poesia tbm muito boa, mais já o brasil, não anda tão bom assim né, rs

Leo disse...

Linda poesia.

Acho legal esses concursos, você conhece grandes escritores e filosofos atraves deles.

Abraço

Anônimo disse...

Eu gostou do sua poesia!

Anônimo disse...

Ai, ai, ai... Tinha ouvido falar desse prêmio, mas ainda não tinha lido o famoso poema... Faz juz à fama, com certeza!!! Parabéns, Carmencita, vc é uma poetisa de mão cheia!
Adriana.

DuDu Magalhães disse...

Sempre há uma pedra no caminho que guia o destino!

http://minhainspiracao.blogspot.com/

Anônimo disse...

eu vou salvar a terra, não se preocupe!

^^

Anônimo disse...

PARABÉNS..TINHA QUE SER TUDO PERFEITO
AFINAL EU SOU A TIA DA CARMENCITA
E SINTO ORGULHO, UM IMENSO ORGULHO DESSA MENINA...LUTADORA E COM GARRA!!!!!!
PARABÉNS CARMEN!!!!

superever disse...

Havia um brilhante no meio do caminho...
Uma pedra no meio do caminho?
Não, uma grande poeta no meio do caminho.

Everton

Pedro Junior disse...

Pedra no caminho e outros obstáculos são necessário para o desenvolvimento...

T+
Abraços

Tuck & Serena disse...

Creeeeeeeeeeeeedooooo carmencita!!
eu tenho ate vergonha de entrar aqui, na minha leiguice!! Ó.Ò
Eu sabia do teu potencial, mas essa poesia particularmente tá F***OOODAAAAAAAAAAA!!!
AMEI!!

Anônimo disse...

A pedra é a certeza de que aquilo existe, mas ainda não está brotado no solo brasileiro. Ela é a chance. Ela insiste em estar no caminho, ela insiste em abrir os nossos olhos.

Carmen, não é por acaso que cê tá conquistando muita coisa. Um grande merecimento mesmo. Sabe que desde sempre te adimiro muito, né? Então, a cada momento isso se firma mais.

um beijo, minha passarinha!

Unknown disse...

a minha linda prima so ganho o premio em 2001,e eu ja escutava ela recitar, a primera estrofa dela com os seu 14 anos eu acho heheh.. era so isso que ela sabia naquea epoca e tirava o maior sarro disso!! amo-te prima!!! parabens pelas conquistas!!!

Unknown disse...

Essa é a Carmencita!

grupo gauche disse...

Agradeço a cada um pelo elogio e pelos comentários! São eles que dão vida ao blog! para os parentes e amigos depois dou deizão hahahaha
Também acho que o Brasil tem jeito sim! abraços

rafael geremias disse...

Drummond, meu duende mal encarnado

Anônimo disse...

Muito bem Bolada,ficou show o sitio..bjos

Anônimo disse...

essa eh a carmencita!!!Essa poesia eh show!!Por mais que alguns dizem que Drumont Usou errado o verbo ter )pois o certo seria: Havia uma pedra...) acho q o importante é a semiótica por trás desse poema lindo q vc conseguiu divulgar de uma forma diferente!!

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Ahh!!o comentario acima é meu!!der!!esqueci de colocar meu nome!!!

Unknown disse...

Carmencita!!!

Adóóóóro seus poemas!!!

Parabéns pelas conquistas e pelo trabalho!!!

Bejocas...

Visitaram o Blog do Gauche...