sexta-feira, março 13, 2009

Dia Nacional da Poesia - Castro Alves


Hoje, 14 de março é o Dia

Nacional da Poesia!

E a data não foi escolhida por acaso, foi oficializado em homenagem ao nosso "Poeta dos Escravos", Antônio Frederico de Castro Alves, que vinha ao mundo em um dia 14 de março do ano de 1847, na Bahia! Infelizmente, Castro Alves morreu aos 24 anos, vítima de tuberculose. Este grande de nossas letras ficou famoso pelos seus poemas sobre a escravidão, como Vozes d' África, Canção do Africano, Saudação a Palmares, Tragédia no Lar e Navio Negreiro. Abaixo apresentamos um poema de sua autoria!

DEDICATÓRIA
(DE ESPUMAS FLUTUANTES)

A POMBA d'aliança o vôo espraia
Na superfície azul do mar imenso,
Rente... rente da espuma já desmaia
Medindo a curva do horizonte extenso...
Mas um disco se avista ao longe... A praia
Rasga nitente o nevoeiro denso!...
Ó pouso! ó monte! ó ramo de oliveira!
Ninho amigo da pomba forasteira!...

Assim, meu pobre livro as asas larga
Neste oceano sem fim, sombrio, eterno...
O mar atira-lhe a saliva amarga,
O céu lhe atira o temporal de inverno...
O triste verga à tão pesada carga!
Quem abre ao triste um coração paterno?...
É tão bom ter por árvore — uns carinhos!
É tão bom de uns afetos — fazer ninhos!

Pobre órfão! Vagando nos espaços
Embalde às solidões mandas um grito!
Que importa? De uma cruz ao longe os braços
Vejo abrirem-se ao mísero precito...
Os túmulos dos teus dão-te regaços!
Ama-te a sombra do salgueiro aflito...
Vai, pois, meu livro! e como louro agreste
Traz-me no bico um ramo de... cipreste!

Bahia, janeiro de 1870.


Vale a pena um click!

Em nosso Fanzine, o Quixote, temos uma coluna intitulada, "Sociedade dos Poetas Nossos" em que apresentamos poemas dos membros do Gauche e de alguns convidados... A seguir apresentaremos alguns poemas, já publicados por lá... claro, sem esquecer dos nossos colaboradores internacionais!

Ingenuidade

Por Robson Fagundes

Frases minhas se espalham,

Você as recolhe na mais

cândida ingenuidade!

São cantos de amor

Feitos com amor!

Mas meu semblante

não disfarça;

você não as lê!

Penso em recitar

E quando vejo,

Tua serena inocência me alerta

Que as deixei cair!


Literaturar

Por Thiago Benitez

Fazer poesias é como respirar: acontece naturalmente
Criar contos é como beijar: é prazeroso, mas termina rapidamente
Compor músicas é como declamar poesia: precisa-se de inspiração
Escrever teatro é como perdoar: é sacrificante, mas depois compensa a boa ação
Elaborar livros é como amar: precisa-se de tempo, paciência, empenho e determinação, mas no final tudo dá certo, ou não!


L'ESPOIR

Por Mathieu Mercier


Même au fond du gouffre

L'espoir est toujours présent, minuscule

A chacun à trouver sa source

Pour avancer peu à peu et chaque minute

Même dans les moments tragiques

L'espoir observe, entend et nous voit

Il faut garder cet espoir, même infirme

En donnant toute cette force d'y croire.

L'espoir est notre ami

Que chacun de nous puisse s'y retrouver

L'espoir guidera nos vies

Suivons-le car il ne faut jamais désespérer !


A ESPERANÇA

Mesmo no fundo do abismo

A esperança está sempre presente, minúscula

A cada um cabe achar sua fonte

Para avançar pouco a pouco e cada minuto

Mesmo nos momentos trágicos

A esperança observa, ouve e nos vê

É preciso guardar esta esperança, ainda que vacilante

Dando toda esta força para nela acreditar.

A esperança é nossa amiga

Que cada um de nós possa encontrá-la

A esperança guiará nossas vidas

Sigamo-la, pois é preciso nunca desesperar!

Tradução do Poema: Prof. Me. Flávio Pereira

San Estanislao

Por Carmen Barudi

Más que un canto quisiera yo brindarte

cuando te recuerdo Santaní,

Y aunque yo no esté más ahi

tú sigues presente dentro de mí

Zorzal de otras playas,

Hoja de otro árbol,

Hija de otra tierra

En mis pensamientos

recorro tus calles, esquinas y veredas

tus plazas, tus casas y tu famoso arroyo

que no pisé, por eso seguramente no regresé

Allí no quedó mi madrecita,

Ningún amor

Pero si, muchos amigos

que llevo acá conmigo en el corazón

Y esos mismos amigos

tomaron nuevos rumbos,

pero siempre que pueden

regresan a tí

Como quisiera hacer lo mismo

pasar por las calles, esquinas y veredas

De ese pueblo de Santaní


Pra fechar um poema muito especial para este grupo, não é "Gauche mor"?


POEMA DE SETE FACES
de Carlos Drummond de Andrade

Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.


As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.


O bonde passa cheio de pernas:
pernas brancas pretas amarelas.
Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
Porém meus olhos
não perguntam nada.


O homem atrás do bigode
é serio, simples e forte.
Quase não conversa.
Tem poucos, raros amigos
o homem atrás dos óculos e do bigode.


Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.


Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.


Eu não devia te dizer
mas essa lua
mas esse conhaque
botam a gente comovido como o diabo.


Agora é sua vez! Comemore o Dia da Poesia com a gente!!!

Se você tem algum escrito que queira compartilhar conosco, deixe nos comentários!
Se não escreve poesia, vá no google, digite seu poeta favorito e copie um poema, sem esquecer de mencionar o site e principalmente o poeta! Que esse dia seja inspirador para todos!

Poema Navio Negreiro de Castro Alves



43 comentários:

Fábio Flora disse...

Feliz Dia da Poesia para todos nós! Ah, adoro o "Poema de sete faces"! Dá-lhe, Anjo Torto! Abraços e sucesso com o blog!

Livia Queiroz disse...

Parabéns a todos os poetas...
Amo Amo Amo Castro Alves, Drummond. Cecília...
E acho uma pena eu n ter nascido em uma época que o poema era realmente valorizado por todos.(ainda bem que existem blogueiros, e poetas vivos hj em dia ainda)...

Um poema que eu acho fantástico, dedico à todos os poetas, nesse dia especial:

Amar

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer, amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho,
e uma ave de rapina.
Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor à procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor,
e na secura nossa, amar a água implícita,
e o beijo tácito, e a sede infinita.

(Carlos Drummond de Andrade)

Anônimo disse...

No importa en qué idioma esté, la litaratura es y será siempre el lenjuaje universal... feliciades al grupo gauche!!!

Asunción, Paraguay

Cruela Veneno da Silva disse...

hum, e eu nem sabia disso tudo.

poesia, estou na fase Florbela Espanca

Thierre Januth disse...

Creditos a Antônio Frederico de Castro Alves..

Nem sabia

Obrigado pelo Post...

MuitoO legal Seu Post

Parabens

Visita tb

Abraços
http://thierre-januth.blogspot.com/

David JC disse...

Justa homenagem a poesia e principalmente a Castro Alves...

Vou ser sincero não gosto muito de poesias...ou melhor dizendo não gosto de poesias sem sentido que vão do nada para lugar nenhum..algo tipíco dos ultra-Românticos e Arcades...agora Castro alves, e sua poesia condoreira...é um grande exemplo para mim...Grande poeta dos escravos !!!

@diegohag disse...

Nossa, muitos poetas reunidos, não é atoa o título : Sociedade dos Poetas Nossos. Acho muio interessante um grupo focado em poesia, e melhor que isso, um grupo com talento para poesia. Gostaria de me atrever a escrever uma para comemorar a data festiva, mas me contenho apenas a escrever contos e textos teatrais.

Depois visita o meu e leia o meu conto "Alice no país do Pop".

http://diegohag.blogspot.com

Unknown disse...

Que sejam celebradas todas as maravilhosas poesias !

Lembro-me uma que se chama Flor do Lácio, muito boa.

Lua disse...

Hoje é o dia da poesia!
Que tonta sou eu
que nem sabia... rs

Caramba, Parabéns!
Parabéns pelo blog e pelo post (muito bom!). E parabéns pra poesia!
Bom, eu escrevo umas algumas vezes.. tá aqui http://cheiadelua.blogspot.com/

Abraço!
Lua

Pingo de Leite disse...

Só pode ter sido inspiração divina. Hoje, no trabalho, lembrei-me repentinamente de um poema que amo de paixão, ou melhor, do trecho de um poema. Como ele é muito longe, deixo aqui o título do poema:
GUARDADOR DE REBANHOS - Parte VIII
de Alberto Caeiro (pseudônimo de Fernando Pessoa). Esse poema é lindo, pois fala da vinda de Jesus menino para a Terra... Vale a pena ler.

Jota Reis disse...

Compartilho.

O dia inteiro.

Unknown disse...

muito bom gostei d mais
muito boa essa postagen fala muito bem sobre o axunto
xD
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Bruna disse...

A alguns anos atras estudei o poema Navio Negreiro, ele é muito intenso e realista.
O ambiente em que os negros eram trazidos para cá, eram horriveis, uns nem conseguiam chegar vivo.
Ele descreveu muito bem oque nos navios se era passado.

Data muito bem homenagiada.

@_guigomes disse...

naum sou muito chegado em poesias naum , mais o blog eh legal , tem informações e tal'z parabens . www.conexaotoonami.blogspot.com entre ?

Unknown disse...

eu não sabi,
q legal
xD
se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Inez disse...

Eu nem sabia que 14 de março é o dia da poesia, olha que adoro literatura.
Parabéns pelo blog e pelo post sobre Castro Alves um dos nossos maiores poetas.

Anônimo disse...

Belo dia.
Em cada ser existe um pouco de poesia.

Marton Olympio disse...

Não sei se poesia tem dia.
Sempre descofio destas datas.
Agora quanto a Castro Alves, é o caso típico do muito citado e pouco lido.
Uma pena.
Pois sua poesia é forte e contemporânea se formos fazer paralelos aquela época ou as "escravidões" de nosso dia-a-dia.

abraços.
belo post.

http://martonolympio.blogspot.com/

Anônimo disse...

wow, bela homenagem à poesia - e merecida! drummond, alves... só gente boa. e os poemas dos contribuintes do blog também são ótimos.

quanto à minha favorita, gosto muito de Sentimento do Mundo, de Drummond. um trechinho:

Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Anônimo disse...

Dia perfeito hoje, me afogarei nessas poesias, com certeza.


http://tiomah.blogspot.com/

Uvirgilio disse...

Cara não tinha nem notado, infelizmente. adoro as poesias de Castro Alves, mesmo sabendo que ele não ajudou em nada com Abolição.

Pensadora disse...

Nada como começar o dia com poesia.
Amo...
Parabéns pelo blog!
Criativo e inteligente.
Se puder ,visite o meu.
TE CUIDA!!
BOA SEGUNDA PRA TI!!!!

Maíra Charken disse...

Viva a poesia e viva os poetas! Que pena a maioria dos grandes morreu tão cedo...

Beijoooo

www.mairaempalavras.blogspot.com

.Caroline. disse...

Obrigada pelo comentário.
A vida nos ensina muitas coisas.
Tem que se saber aproveitar o que a gente vive né.
Obrigada pela visita!
Bjo

KGeo disse...

feliz dia nacional da poesia

KGeo disse...

e tb tem muitas poesias boas

Bia Oliveira disse...

apesar de não curtir muito poesia, respeito muiiito !
e acho legal ter um dia oficial pra isso, pq é cultura e cultura é do bem :D

Hellen Taynan disse...

Uma vez lí um post aqui que falava de saudosismo... Acho q o post atual merece lembrar este lindo poema de Gonçalves Dias:

CANÇÃO DO EXÍLIO

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.


De Primeiros cantos (1847)

Lara Sousa disse...

Não sei se é coencidencia,mas sabado a gente paresentou um trabalho sobre isso e eu até notei que no caso seria aniversario de Castro Alves. A gente leu os poemso e ouvimos o Navio Negreiros cantado por Caetano Veloso.
Otimo post

beeijos

DIGO disse...

Belo blog xxD!
vlw pela visita la no meu

abraços
www.produckbr.tk

Tiago Cervo disse...

Gosto bastante de Castro Alvez... embora seja um poeta muito esquecido... e muitas vezes até deixado de lado pelos professores... é uma verdadeira pena...

Grande abraço

http://ccdodia.blogspot.com/

Rogério Valdez disse...

fala aew galera!!
bonitos poemas, boua forma de celebrar o dia da poesia \o/

(atendendo ao pedido daki: sou de Campo Grande - MS)

Anônimo disse...

Eu me sinto sobrando nesse post. E que eu não gosto nem um pouco de poesia. Nunca fui influênciado a ler na escola, e eu também acho que não gostaria mesmo. Mas respeito quem sabe trabalhar muito bem com as palavras. Parabéns aos verdadeiros poetas.

Victor Zanini disse...

Uau, mas que blog mais bonito!!
muio bom mesmo

parabéns!

Aspone disse...

Cada dia aprendemos mais, ler enriquece a alma, poesia então, nem se diga!!

www.encantosemcontos.blogspot.com

Pedro Amaral disse...

Parabéns a tds que gostam de poesia, eu naum sou akele leitor assiduo de poemas e talz, mas reconheço o trabalho dos cara.

Visite-me se puder
http://theocho888.blogspot.com

Jota Reis disse...

Muito bom mesmo,

somos chará de layout
Parabéns...

Ingrid Veloso disse...

as poesias curam nossas almas...
ameii
o blog!
http://marca-de-batom.blogspot.com/

Anônimo disse...

Interessante.
Não me ligo muito nessas coisas mas... XD é bom saber que tem gente que ainda gosta de cultura e talz
bjs

Anônimo disse...

Esse blog è muito bom!! Eu gosto dele e sou sincero.
Um abraço do França!

Leo Pinheiro disse...

Uma pena constatar que poetas como Castro e Noel Rosa (sim, ele era poeta) nos deixaram tão cedo, tízicos, vítimas do mal da virada do século (XIX para XX).

Anônimo disse...

parabéns para a poesia, e que bela homenagem a Castro Alves, pena que hoje em dia já não surgem mais tão bons poetas como ele......

@_guigomes disse...

Cara acho seu template muuuito maneiro , um blog bem interessante , www.conexaotoonami.blogspot.com
aceitando parceiros

Visitaram o Blog do Gauche...