segunda-feira, janeiro 05, 2009

Quem Ama Cuida... Protege



Por Priscila Yamany



É certo que a situação em nosso país não é a das mais agradáveis, que o governo não é bem do jeito que queremos, que a justiça tarda e geralmente falha, mas... E você? O que faz para colaborar e melhorar toda essa situação?

Não estou falando de revoluções, greves e manifestações... Estou falando de muito mais que isso... Estou falando do amor ao nosso país, da valorização da nossa terra, do patriotismo que deveria existir. Neste mês de novembro, comemoramos a Proclamação da República. O que essa data significa para nós? Nada mais além do que um simples feriado que, para o nosso azar, caiu num sábado... Ao assistir à TV durante esse dia, fiquei esperando ver algum tipo de menção à data, mas nada vi... Pensei que veria reportagens sobre a história desse dia, mas nada vi... Aliás, vi algo sim, vi uma matéria em certo jornal, pesquisando sobre o Hino da República... Eu e muitos dos entrevistados não soubemos dizer que Hino é este. Lembrávamos somente do Hino da Independência... Então pesquisei no Google e vejam o refrão que encontrei: “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade, dá que ouçamos tua voz!”

A mensagem ou o significado deste refrão não me cabe discutir aqui, muito menos se ele condiz com a nossa realidade. O que quero dizer é que, talvez, se valorizássemos nosso país, suas riquezas e suas pessoas, teríamos o poder da palavra quando as leis não fossem cumpridas. Se o amássemos com o devido amor que este país merece, as coisas melhorariam, afinal, quem ama cuida e protege... Assim, aqueles que infringissem a lei não pensariam que ninguém se importa que o povo esquece e que não seremos punidos. Se nos importássemos com o nosso país, se ouvíssemos a voz das lutas na tempestade e de fato o amássemos desta maneira, com calma e relutância, as coisas começariam a andar no ritmo que deveriam. Nossos feriados não seriam vistos apenas como um dia de descanso, mas uma data a ser realmente comemorada. Nossa pátria seria a Pátria Amada Brasil e teria, enfim, a liberdade que tanto clamamos. 

(Esta crônica foi publicada pela Priscila, na terceira edição do "Quixote", Fanzine do Grupo Gauche de Literatura.)
Mais textos em português clique na bandeira

41 comentários:

OS BONS TRICOLORES disse...

Olá sou gaúcho de Farroupilha mas escrevo de São Paulo.

Adorei muito o blog, tem tudo que eu gosto, e adoro literatura, e pelo visto aqui tem muito sobre. Além do mais, gostei muito da equipe e do scolaboradores internacionais.
Bela iniciativa, adorei muito, de verdade. Não estou conseguindo acessar o link para ser aeguidor deste blog, por favor acessem o meu e mande um alô por lá. Obrigado e mais um avez parabéns pelo blog.



http://cambaratricolor.blogspot.com/

Gleise Erika Cavalli disse...

Concordo com isso,quem ama protege!
Pena que muitos não estão nem aí, a maioria pra falar a verdade!
Daí o Brasil acaba nisso!
Acredito que poderia estar bem mrlhor se todos ajudassem!

Bom, sobre o Brasil, também citarei o exemplo da bandeira nacional. O que está ascrito mesm: Ordem e Progresso!
Agora eu me pergunto: Onde está a ordem? Onde está o progresso?
Difícil ter ordem, e sem ordem, não há progresso!
Complicado!
Mas acredito que ainda existem pessoas dignas de querer mudar pra viver num paíz melhor!

Ótimo 2009 a vcs!

Bjão!

*Ficou lindo o texto!

Carioca disse...

infelizmente minha patria nao eh florao nem ostenta labarao...mas lendo viajamos a um idealismo q se ve necessario hj.

http://raciocinioquebrado.blogspot.com/

Anônimo disse...

Além do patriotismo, falta em nós algo que nos torna vulneráveis a qualquer desmando: ação. Nossa passividade tem raízes históricas, fomos ordenados nas senzalas, nas lavouras de café, nossos antepassados tinham o estranho hábito de ser subservientes a todo e qualquer tipo de condição de trabalho e isso repercute até hoje. Fazemos parte de uma geração que antecede uma ainda menos reflexiva.

Márcio Ribeiro disse...

Patriotismo parece ser algo cada vez mais raro no Brasil. A consciência política, o sentimento de amor ao país, tudo isso, parece que ficou "fora de moda". Muitos apenas reclamam das coisas, mas não importam-se em tentar mudar, nem ao menos, buscam informar-se sobre o que se passa em seu país.

www.comideiaseideais.blogspot.com

Pingo de Leite disse...

Poxa! O título me fez imediatamente relembrar um texto que circula muito pela Internet. Não lembro exatamente qual é, mas ele fala sobre uma carta deixada pelo ex de um rapaz. Ela o havia traído. Ele sofreu muito e não quis voltar pra ela de jeito nenhum. Ela, após perdê-lo, percebeu que ele era realmente seu amor. Sofreu, morreu. E deixou um recado "cuide bem do seu amor"... Se vc conseguir encontrá-lo pela Inetrnet, vale a pena ler...

Blog disse...

Mas é mesmo, ela tem toda a razão.

Bekinhaa disse...

Poxa amei o blog!
=D

SBIE disse...

É verdade que a justiça é falha, mas fica a pergunta que voce mesmo mencionou: o que vc faz pra melhorar toda essa situação?
Na verdade , a resposta pode ser "Nada". Isso porque muitas vezes somos impotentes diante das decisões da justiça!
Acredito que greves, revoluções tém sim algum resultado, isso se não gerar mais imcompreensão do outro lado. Mas eles podem se inspirar em Gandi por ex, grande estadista indiano, que soube pelos meios pacíficos conseguir o que queria.

Prestigie:
http://indicoesse.blogspot.com

Anônimo disse...

legal o texto
parabens pelo blog
realmente pouca gente faz algo para mudar o mundo

ligiaferraz disse...

é verdade. dizer que é brasileiro é facil demais, mas saber sobre a cultura, se interessar pela política e por tudo que engloba o termo "brasil" é bem diferente.
confesso que não sou uma brasileira nesse aspecto. mas foi legal ler teu blog, sei um pouco mais dele, pelo menos! heheh :)

Who disse...

"Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor"? Só vale nos estádios e quando o Brasil está ganhando, infelizmente.

Leonardo Peres disse...

Muito legal seu blog. Estarei acompanhando. Seus textos são muito interessantes.
Abraços.

SBIE disse...

Precisamos valorizar nosso Brasil.

INDICOESSE.blogspot.com

Erich Pontoldio disse...

Se o homem tivesse coragem de parar de sonhar em um mundo bem melhor para começar a agir e tomar atitudes nosso país ja seria maraviloso.

Jan Ribeiro disse...

O Brasil tm dessas coisas, um país tão lindo com poucos filhos apaixonados por ele...

Fernanda Santiago Valente disse...

Confesso que amo o meu país... mas infelizmente, estamos "americanizados". Não se comemora a Proclamação, mas se comemora o dia das bruxas.
Além disso, as pessoas estão trocando o Brasil pela Europa, USA...
eu não saio daqui. Poderíamos sim, juntos, mostrar que somos apaixonados pela Pátria, mas a VANTAGEM e VAGABUNDAGEM dos outros ainda incomoda muito. O Brasil poderia parar de ser o país da vantagem, começando pelas pessoas. Assim, respeitaríamos as diferenças. O que realmente não existe. E desse jeito, quase ninguém se interessa em amar o país.

I want it all ~ disse...

Belo blog *-*
Gostei mesmo \õ/
Beijos :*

Unknown disse...

é ate o futebol, os atletas jogam aqui não é pra ficar aqui e para jogar na europa

http://cabruncoo.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adoraria ver a nação brasileira com o senso patriótico verdadeiro. Em muitas manifestações se observa que tudo é falso, que os "brasileiros" usam isso para se promoverem. Por exemplo: "Minha seleção é Pentacampeã! Também, falar o que né, é o Brasil; o país do futebol!" Mas, aí, quando a seleção anda mal... "Que merda de seleção! A Argentina honra a camisa!" . Não quero somente falar do futebol. Isso vale para tudo! O patriotismo brasileiro vale só para as horas boas.

Muito ha que se fazer para mudar um grão se quer de areia! As vezes chego a acreditar que pensar em uma nação verdadeiramente patriótica seria algo utópico demais!

Tati disse...

Esse post merece horas e horas de conversa. Merece vários encontros. Merece considerar que infelizmente, muita gente que nasceu aqui, vive aqui, e nunca saiu daqui, acha que patriotismo é cantar (ainda que mal) o hino nacional no estádio de futebol, ou ainda, reclamar que "só no Brasil essas coisas acontecem". Ninguém discute que até pouco tempo atrás, muita gente morreu em nome de uma coisa chamada democracia. E que o mesmo Caetano que cantou aos quatro ventos a injustiça que nos rodeava, abraçou o tal do ACM no trio elétrico com um sorriso superlativo e desnecessário. Tem gente que acha que o Sr. Eduardo Suplicy é um sujeito estranho que canta Bob Dylan no senado. Deve ser pq mal entendemos o português, afinal, isso é manchete nos jornais. Você liga a tv, e tem gente ganhando mais do que a maioria da população, apenas lendo o que saiu nas revistas de fofocas. E ainda dizem (infelizmente, com certa razão), que esse pessoal influencia a "massa".
Acho que se deixássemos de ver, seguir, dar importância, à metade das coisas que fazem parte do nosso cotidiano, seríamos cidadão melhores.

Tati disse...

E mais: somos um país politicamente indecente. Partido não existe... ok, existe, mas é como uma sala de visitas: "se não tiver bom aqui, a gente pula pra lá."
Somos uma república, e deveríamos saber que como república, o tais senadores e deputados TEM SIM grandes poderes. E o máximo que fazemos, é "votar" na brincadeira no Clodovil, pq afinal, ele vai dar notícia na TV. Vai cair no Youtube. E você vai poder falar de política com os amigos.

Eu sou daqui. Eu vivo aqui. E já saí daqui. Nasci em 78, quando ainda vivíamos numa ditadura, mas não tenho lembrança dela. Conheço a nossa história pelos livros que li, pelos filmes que assisti, pelas histórias que me contaram. Sou do tipo que vota, não por brincadeira. Que erra, mas sem tentar errar de verdade. E esse post me deu uma vontade enorme de estar numa mesa de bar falando sobre as coisas que realmente intereferem no nosso cotidiano aparentemente metódico.

Neuro-Musical disse...

Cronica realista. A maioria dos brasileiros veem sim o feriado como APENAS um dia de descanso e por muitas vezes nem sabem do que se tratam. Como você disse, o brasileiro precisa ser mais patriota, mais nacionalista, porque nosso país é único!

www.centralldamusica.blogspot.com

Anônimo disse...

nossa q patriotismo gentii

Carla M. disse...

É sempre impressionante nos depararmos com a falta de sentido comum quando falamos em pátria.

Claro que o sentido comum não é só da pátria, mas esta particularmente propícia a isso. Me pergunto, como historiadora, se sabermos mais sobre os eventos ajudaria. Talvez sim, talvez não. Mais que isso, precisamos ter atitudes sobre o assunto.

Mas é tão difícil realmente fazer a nossa parte quando ninguém mais faz...

Adorei o blog, voltarei mais vezes.

Anônimo disse...

Acredito que saber mais sobre as reais causas dos fatos que marcam a nossa sociedade é um passo muito importante para mudar alguma coisa. Um passo pequeno, porem importante. É como disse a Tati "Sou do tipo que vota, não por brincadeira. Que erra, mas sem tentar errar de verdade." Quantos eleitores vão as urnas e votam no primeiro que lhes oferecem dinheiro, cestas básicas e muitas outras coisas? Será que o assistencialismo ganha voto? Claro que ganha! O desemprego é fato; o mercado quer pessoas qualificadas; e a camada humilde da sociedade encontra grande dificuldade para conseguir a tal qualificação. Aí surge o político com suas propostas de planos de assistência ao povo que perece, plano que realmente deve ser elaborado para melhorar a situação das pessoas que vivem sobre difíceis condições, juntamente com o planejamento para a educação, mas não que deva ser usado para promover indivíduos, para dar crédito a poderosos!

São coisas que irrita e enoja pessoas que enxergam os reais propósitos por trás de cada oferta!

Jugs disse...

Adorei o blog!!!

http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/

Mikael Ferreira disse...

Sou de Teixeira de Freitas- Bahia- Brasil.
É muito interessante mesmo como muitos dizem achar a situação do Pais uma 'merda', que está tudo sujo, mais será que algum desses ja tentou limpar, pelo menos a sujeira que está na propria casa ?
Fico pensando, que pra que um Pais mude, eu devo 1º mudar as minhas atitudes, comportamentos, entre tantas outras coisas.

Bem interessante teu texto.

Leo Pinheiro disse...

Tento dar ao mundo e ao meu país uma pessoa melhor.

Fora isso, o meu trabalho por si só é uma contribuição social, no qual faço denúncias...

Bala Salgada disse...

É o que falta, ser mais patriota e ter mais união entre o povo.
Tem que ver o que os brasileiros aprontam uns com os outros quando estão fora do seu país.

Vinícius Rodovalho disse...

Olha, realmente, nos falta patriotismo. Falta valorizar o que é nosso, as nossas conquistas, bem como lutar por outras.

Contudo, penso que o patriotismo não resolveria todos os problemas do Brasil. Para a impunidade e a criminalidade em geral, creio que a solução mais eficaz seria aumentar o rigor do Código Penal e os meios de cumprí-lo.

Escrevo de Catalão, interior de Goiás, Brasil.

Ótimo texto.

Anônimo disse...

Parabéns Pri!!!
Muito boa crônica!!!vlw!!
Se a professora Martha ver em!!hehe!!
100

ederDBZ disse...

e diz pra mim, quem hj em dia é patriota?? já fiz minha parte e continuo, mas tenho a certeza (msm esta sendo pessimista) de q nd ira mudar...

e salve nossa "patria amada, Brasil"

Paloma Piragibe - PP; doisP; doisps disse...

demaisssss
amei!
talento, talento, talento!
beijos

Priscila Yamany disse...

Estou impressionada! Confesso que quando escrevi esse texto, lembrei de muitas pessoas que conheço e as imaginei lendo-o. A primeira reação que elas teriam, na minha cabeça, seria dizer: noossa, nada a vê! E quando eu estava quase terminando eu pensei, talvez ninguém goste mesmo, mas alguém, pelo menos uma pessoa deve refletir sobre isso.

E hoje, quando li todos os comentários fiquei imensamente feliz, pois percebi que ainda existem pessoas que pensam como eu, que tem vontade de sentar em um bar e ficar discutindo a politicagem de nosso país! Seria muito bom mesmo se pudéssemos vivenciar essa cena.

Além de agradecer, quero dizer que, se houvesse a oportunidade, eu gostaria de conversar com cada um de vocês para debatermos as diferentes idéias!

O Brasil é o brasileiro!

Pablo disse...

Adoro o trabalho de vocês, conheci a poucos dias mas me encanta muito.

São pequenas atitudes que mudam um grande país !

http://sombradaamendoeira.blogspot.com/

coxinha-cenacensurada disse...

AI QUE LIINDO UM BLOG RELACIONADO A LITERATURA

lindo liiindo.
*_*
acompanharei aqui (:

_--lukinhas--_ disse...

muito legal cara

entra la no meu
http://lu-games.blogspot.com/

Unknown disse...

Ah, que belo post, e realmente acho terrível a falta de patriotismo . Vi um post em um blog ( brasileiro) com um vídeo bastante perturbador e agressivo em relação ao Brasil. Ai, acho péssimo isso.
Beijinhos!!

http://cgfilmes.blogspot.com/

Carmen Barudi GAUCHE disse...

Concordo com o Thiago, aliás todos os profes DEVERIAM se orgulhar do que fazemos haahhaha
beijos

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Não lembro de ter visto nada na TV também. Mas infelizmente ninguém estava interessado em saber um pouco mais de sua história. Como um país que não busca o seu passado, vai conseguir ser grande no futuro?

Visitaram o Blog do Gauche...